Para todos aqueles que são amante de cães o momento que causa muitas dúvidas é quando e como realizar o desmame do seu cachorro filhote. O período em que o cão ainda mama é uma parte importante para o crescimento do cachorro. A qualidade do alimento oferecido é crucial para garantir todo o potencial genético do seu cãozinho.

É necessário compreender que para os cães o momento do desmame é um fator de estresse, tudo que é novidade para o cão gera um desafio e principalmente para um filhote que está conhecendo um mundo novo. Assim como as crianças humanas, os filhotes de cachorro também tem uma fase em que a primeira alimentação fortalece o seu sistema imune (responsável por proteger de doenças), daí a importância de completar o ciclo da amamentação.

Mas, muita gente não sabe quando é que se deve oferecer uma comida mais sólida para o cãozinho, Então aqui vai a dica:

A partir da 4° semana de vida o cãozinho começa a ficar mais interessado no ambiente que está a sua volta, então é nesta hora que o leite oferecido pela cadela já não é o suficiente para suprir suas necessidades. O corpo do seu cão nesse momento está passando por algumas mudanças e você já pode oferecer algo mais sólido.

E antes que alguém me pergunte o que dar para o filhote que não toma mais leite (rsrs), você encontra no mercado, rações para cachorro apropriadas para essa fase de vida do seu cachorro.