Os filhotes de cachorro podem tomar banho desde que observados alguns cuidados para não causar problemas à saúde. Os filhotes de cachorro podem, sim, tomar banho, ainda que os cuidados durante o banho devam ser redobrados. Acostumar o cão ainda pequeno ao banho é importante para que essa tarefa seja mais tranquila quando ele for adulto.

Os cães podem tomar banho a partir do momento em que podem ser separados da mãe, ou seja, a partir de um mês de vida. Antes dessa idade, o banho não é recomendável. A mamãe cadela identifica seus filhotes por meio do cheiro, que pode ser alterado no banho e levar à rejeição.

A pele dos filhotes é muito sensível, seja qual for a raça do cão. Nunca use produtos como shampoos ou sabonetes que não sejam próprios para os cães. O tipo de pele deles é bem diferente da humana e os inadequados podem causar reações indesejadas, como dermatites, que são as infecções de pele, e reações alérgicas.

Dê os banhos em dias quentes e seque bem o animal. Sempre tampe o ouvido com algodão antes do banho e depois verifique se não há umidade. Ouvidos úmidos são locais favoráveis ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar infecções chamadas otites, muito frequentes entre cachorrinhos de pelo longo.

Se você for mandar o filhote para tomar banho em um pet shop e ele não ainda tomou todas as doses de vacina necessárias, recomenda-se agendar um horário especial para o banho, evitando contato com outros cães.

Cães mais velhos podem contaminar filhotes com doenças contra as quais eles ainda não possuem imunidade adequada.